PADRINHOS DE CASAMENTO




quinta-feira, 3 de setembro de 2015
Padrinhos de casamento | Ideias para convidá-los

Dando continuidade nos assuntos que envolvem o convite aos padrinhos de casamento, hoje trazemos algumas questões freqüentes, comuns a muitos casais e que, na verdade, não possuem resposta definitiva.
O que abordaremos é, nada mais nada menos, que dicas, sugestões e alternativas. Não é intuito elaborar um manual de boas práticas para tal momento, mas sim oferecer algum direcionamento para as reflexões que precisarão fazer.

1º Com quanto tempo de antecedência deve-se oficializar o convites aos padrinhos?
A antecedência necessária pra oficializar o convite de padrinhos é bastante relativa. Uma maneira de dar os primeiros passos nessa questão é pensarem em quanto tempo antes vocês gostariam de receber um convite desses, considerando toda a logística que os padrinhos precisam providenciar para o grande dia do casal que os convidou (escolher a roupa adequada, o cabelo, a maquiagem, o presente, organizar agenda, verificar folga no trabalho se for o caso etc.).
Para decidirem o tempo adequado à realidade de vocês, considerem, também, esses fatores:
• Quanto tempo disponível vocês possuem;
• A data limite que desejam concluir essa tarefa;
• A quantidade total de padrinhos (se forem poucos, levarão menos tempo para convidar todos; se houver um pouco mais, exigirá um tempo maior);
• Distância da residência dos padrinhos (considerem a necessidades de pequenas viagens).

2º Quantos padrinhos convidar?
Não há regras. Há prudência! E o nível de prudência necessário somente os noivos podem encontrar. É importante que vocês conversem bastante, pois pode ocorrer de um ter o desejo de convidar vários padrinhos e o outro desejar um altar mais enxuto. Nessa situação, pode haver ainda mais um agravante: aquele que deseja poucos, mesmo que quisesse, não teria mais opções pra aumentar a quantidade dos seus padrinhos e teria de “chamar por chamar”. O diálogo entre o casal irá solucionar todos os dilemas.

Considerem, também:
• O espaço disponível no local em que a cerimônia será realizada
Se o espaço é pequeno, considere um número menor de padrinhos. Não é muito agradável que eles cubram a visibilidade do altar por completo, nem que invadam o espaço nas laterais dos bancos. Fica visualmente carregado.

• O tempo destinado à realização da cerimônia
Algumas igrejas estabelecem uma quantidade X de minutos para a duração da cerimônia, que vocês deverão cronometrar pra ter uma base de quanto pode durar os cortejos. Quanto maior o número de pessoas a entrar e sair, maior o tempo gasto. Há igrejas, também, que estabelecem a quantidade máxima de padrinhos que poderão ser posicionados no altar. Informe-se!

3º É mesmo necessário fazer um convite especial e específico para os padrinhos?
Como todo e qualquer “adorno” do casamento, não é regra. A única regra é haver amor entre o casal e o desejo de se unirem por toda a vida. Seus padrinhos não ficarão menos felizes por não receber um “convite especial”, mas se for o desejo de vocês prestar uma pequena homenagem pra essas pessoas que passaram a ocupar lugar especial na vida do casal, existem muitas possibilidades. E o mais importante é que, para ser especial não é necessário que seja “caro” ou, ainda, que envolva gastos significativos.
Não dá pra fazer uma caixa linda, com taças e champanhe? Organize um churrasquinho, um almoço de domingo, um encontro num barzinho que vocês curtam. É só reunir os padrinhos desejados e fazer o convite verbalmente!
Não são bons no discurso? Que tal montar um vídeo simples, com um pequeno texto e fotografias? Você pode colocar para os padrinhos assistirem todos juntos no churrasco que marcaram, por exemplo, ou gravar num CD e entregar para cada casal. No fechamento desse post você encontrará mais ideias.

4º A inconveniente pergunta: o que vocês querem ganhar?


É necessário que estejam acordados entre si sobre como desejam respondê-la.

Para refletirem, considerem:
• Alguns casais optam por dizer que preferem o presente em dinheiro. Já ouvi desabafos de quem recebeu esse recado e eu pensaria o mesmo: nem sempre dispomos do valor total em espécie, não é mesmo? Podemos comprar algo legal em 10x sem juros porque a parcela cabe no mês, mas nem sempre temos condições de colaborar com tudo de uma só vez.
• Há casais que preferem auxílio para os preparativos da comemoração, da lua de mel, da nova casa, etc. Estabeleçam as prioridades de vocês.
• Algumas pessoas se empolgam com o convite e oferecem algum item que, por vocês conhecerem e terem um bom vínculo de amizade, dará a sensação de que disseram “sem pensar”.
• Se possível, elaborem a lista de presentes na loja de sua preferência, incluam tudo o que julgam necessário para a nova vida de vocês e, quando questionados pelos padrinhos, digam que a lista com sugestões já está na loja tal, que podem escolher qualquer item na própria loja ou onde for da preferência deles.
• O ponto chave é mostrar-se flexível e dar total liberdade para os padrinhos. E lembrá-los sempre de que a função deles não é presentear, mas sim abençoar o casal no momento da união e auxiliá-lo no decorrer da vida conjugal.

5º Posso convidar apenas casais que são um casal (namorados, casados e afins)?


Há muito o que se avaliar para não criar situações constrangedoras e, até mesmo, brigas e desentendimentos no relacionamento de seus padrinhos e madrinhas. Algumas situações comuns são:
• Você tem um superamigo e uma superamiga de infância (irmão, primo, tio) que, assim como você, possuem companheiros que também se tornaram seus amigos. Será que se você quiser apenas o casal de amigos de infância no altar vai gerar algum desconforto? Pense bem e reflita em como é cada um dos seus amigos.
• Você tem um super amigo e uma super amiga de infância, já os convidou para formarem par no altar (pois, na ocasião, eles estavam solteiros) mas, no meio do caminho, um deles (ou âmbos) começou um relacionamento. Como você já os convidou e não será muito prudente acrescentar mais um casal no altar, é bastante provável que cada um converse com seu parceiro e explique o histórico. Dificilmente haverá constrangimento.
• Você tem um super amigo ou uma super amiga, mas não tem uma convivência tão harmoniosa com o parceiro dele. Sua decisão não será fácil, mas tente agir da melhor maneira possível.

Para tudo dá-se um jeito! Atualmente, é comum separar os padrinhos no altar, de modo que as mulheres entrem juntas e fiquem de um lado e os homens também entrem juntos e fiquem do outro, eliminando ciúmes desnecessários.

CONVITES CRIATIVOS

Juntar as escovas de dente

Quem nunca ouviu essa expressão, não é verdade? Inspire-se com esse relato!


Fonte: Por que cargas d’água…? / Casados para Sempre

Neste outro exemplo, as escovas não foram decoradas, apenas laçadas com fita de cetim! Vejam que graça:

Fonte: Jogando o buque

E o creme dental? Brigadeiro na bisnaga!

Repararam, na última foto, uma caixinha abaixo das escovas? É uma bisnaga com brigadeiro, representando o creme dental da junção das escovas.
As bisnagas são encontradas em lojas de artigos para artesanato e o preço varia conforme o material e o tamanho desejado.
Vale lembrar que você pode optar tanto pelo kit escovas + bisnaga, quanto só pelas escovas ou bisnagas com brigadeiro, separadamente (pois os itens ganham sentido no contexto).

Chocolates

Eles costumam ter ótima aceitação! Há convites feitos, de fato, nos bombons:

Fonte: Ansiosa para casar

Prendedores

É bem possível que já tenham visto essa ideia:

Fonte: Cultura Mix

Latas

Trata-se de entregar a mensagem do convite numa latinha junto de um cordão, com as instruções para que eles levem o mimo no dia da cerimônia e amarrem no carro dos noivos, para propiciar aquela barulhenta tradição.

Fonte: Noivas Net


Existem inúmeras possibilidades de convites especiais e originais. Seja criativa!

Sintam-se à vontade para contribuir com seus relatos, seja de dificuldades que enfrentaram, seja de soluções que surgiram ou, ainda, do meio que encontraram para oficializar o convite!

Um beijão, fiquem com Deus!

Fonte: Casando sem grana

0 comentários :

Postar um comentário

 

FACEBOOK

Video of the day

Copyright © 2015 • Tiana Noivas